quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Teach me tonight - Ensina-me esta noite

Hoje, ouvi no rádio do carro Teach me Tonight com Aretha Franklin, me lembrei de tê-la ouvido com Dinah Washington, Frank Sinatra, Nat King Cole, Kiri te Kanawa, Etta James, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald.
Resolvi ouvir novamente em casa, pesquisei, descobri muitas outras gravações com muitos outros artistas.
Talvez, seja uma das canções mais gravadas, com instrumental, em ritmo de Chá-Chá-Chá e com as mais variadas e belas interpretações.
Selecionei a letra em inglês e português e os vídeos abaixo para sua audição, com calma, para apreciar as variadas interpretações, arranjos e orquestrações, e assim, você escolher as que mais lhe agradaram.
Boa audição.
A música é de Gene de Paul e a letra de Sammy Cahn, e foi lançada em 1953.


Gene de Paul - 1919 - 1988 - Músico e compositor americano. Teach Me Tonight, You Don't Now Waht Love is, Star Eyes, I'll Remember April, He's My Guy, são algumas de suas mais conhecidas canções. 




Sammy Cahn  - 1913 - 1992 - compositor americano muito conhecido pelas letras românticas para os musicais da Broadway e trilhas sonoras de filmes.
Foi premiado por quatro vezes com o Oscar de melhor canção original.
1954 – "Three Coins in the Fountain" (music by Jule Styne) introduced by Frank Sinatra in the film Three Coins in the Fountain.
1957 – "All the Way" (music by Jimmy Van Heusen) introduced by Frank Sinatra in the film The Joker Is Wild.
1959 – "High Hopes" (music by Jimmy Van Heusen) introduced by Frank Sinatra and Eddie Hodges in the film A Hole in the Head.
1963 – "Call Me Irresponsible" (music by Jimmy Van Heusen) introduced by Jackie Gleason in the film Papa's Delicate Condition.


Teach Me Tonight

Did you say I've got a lot to learn?
Well, don't think I'm trying not to learn
Since this is the perfect spot to learn
Teach me tonight

Starting with the abc of it
Right down to the xyz of it
Help me solve the mystery of it
Teach me tonight

The sky's a blackboard high above you
If a shooting star goes by
I'll use that star to write "I love you"
1000 Times across the sky

One thing isn't very clear, my love
Should the teacher stand so near, my love?
Graduation's almost here, my love
Teach me tonight


ENSINA-ME ESTA NOITE

Você disse que eu tenho muito a aprender? 
Pois bem querido, não pense que estou tentando não 
aprender 
Uma vez que aqui é ótimo para aprender 
Vá em frente, me ensine esta noite 

Começando com o ABC disso 
Direto para a XYZ do mesmo 
Ajude-me a resolver o mistério disso 
Vá em frente, me ensine esta noite 

O céu é um quadro negro, acima de nós 
Se uma estrela cadente passa por aqui 
Vou usa-la para escrever "Eu te amo" 
Mil vezes pelo céu 

Uma coisa não é muito claro, meu amor 
Deveria o professor permanecer tão perto, meu amor? 
Formatura está quase ai, meu amor 
Me ensina esta noite 

Vou usar a estrela para escrever "Eu te amo" 
Mil vezes pelo céu 

Uma coisa não é muito claro, meu amor 
Deveria o professor permanecer tão perto, meu amor? 
Formatura está quase aqui, meu amor 
Me ensina ... 
Oh oh 
Ensina-me esta noite





























No YouTube você encontrará muitas outras gravações de artistas de renome:

Erin Boheme - Liza Minelli - Nicole Henry - Phoebe Snow - Oscar Peterson - Nat King Cole - Brenda Lee - Al Jarreau - Neil Diamond - Natalie Cole - Jo Stafford - Nancy Wilson - The De Castro Sisters - Marvin Gaye e Kim Weston. 
Dezenas de outros artistas gravaram essa canção, a lista é extensa.

Fotos - Letras da música - Vídeos - Internet - YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário